EMPRESA BRASILEIRA INOVA EM SOLUÇÃO MOBILE E FAZ NEGÓCIOS NA ÁFRICA.

Com o aumento da produção petrolífera e, consequentemente, da circulação monetária no país, a Nigéria tornou-se um dos principais mercados do continente. Contudo, a população de baixa renda enfrenta dificuldades de acesso bancário, já que comprovar endereço e renda ainda é um desafio no país. Apenas para se ter uma ideia, em 2008 o PIB nigeriano foi de US$ 181 bilhões e apenas 10% da população (15 milhões de pessoas) são bancarizadas.

“Ainda há um sistema de tribos muito forte na Nigéria e o êxodo rural intenso dos últimos anos levou a população a improvisar formas de transferências financeiras. É comum que o motorista do ônibus que sai da capital rumo ao interior do país, faça o papel de agência bancária e distribua o dinheiro às famílias de acordo com seu itinerário”, comenta Adeyinka Adedeji, diretor responsável pelo projeto no UBA.

Devido ao mercado informal ser muito forte no país e o celular fazer parte do dia a dia de pelo menos 50% da população, mobile payment/transfer mostra-se uma opção bastante plausível para bancarizar uma parcela maior da sociedade nigeriana.

Pensando nesse mercado emergente, a Freedom empresa de soluções mobile – que aqui no Brasil é a responsável pela plataforma tecnológica do produto de mobile payment Oi Paggo da Operadora Oi e também desenvolve outras soluções de mobile payment para varejistas – firmou uma parceria com o United Banking for Africa (UBA) para desenvolver e implementar solução mobile para transações financeiras.

Batizada de U-mo, a solução que entrou em operação em abril funciona como uma conta virtual, em que o cliente pode efetuar depósitos em uma conta simplificada, sacar dinheiro em ATMs e fazer transferências para outras pessoas, mesmo que estas não sejam clientes do UBA ou do U-MO. As transações são sempre “on time” e autorizadas pelo cliente por meio de senha pessoal criptografada e atrelada ao número do celular do cliente, garantindo rapidez e segurança para os usuários. Além disso, a Freedom oferece ainda um portal de relacionamento via web para os clientes acessarem as informações de suas respectivas contas.

O gerente de novos negócios da Freedom, Guilherme Messiano salienta a importante da pesquisa para a inovação, já que o mercado nigeriano apresenta muitas especificidades, bastante diversas do contexto brasileiro: “Foram feitas pesquisas sobre tecnologias, sobre o mercado e inclusive estudos sobre o modo de vida dos nigerianos para chegarmos ao modelo que temos hoje. Tivemos que entrar no mundo deles, vivenciar suas dificuldades para compreendê- los melhor para, assim, colocar todo nosso know-how de tecnologia na prática e conseguir, com sucesso, incluir esta tecnologia no dia a dia dos nigerianos”.
O serviço estará disponível a todas as operadoras locais e o UBA acredita que em seis meses cerca de quatro milhões de pessoas utilizarão o serviço.

Messiano acredita que o sistema é inovador, na medida em que embora muito se fale de mobile payment e money transfer no mundo, são poucas as tecnologias que estão operando: “Normalmente, existe solução de transferência de pessoa para pessoa e a retirada desse dinheiro em ATMs. A Freeddom, além de ter essa solução, agrega a opção do cliente efetuar pagamentos em estabelecimentos como supermercados, farmácias. Além disso, está em desenvolvimento uma opção do cliente utilizar o serviço pelo Facebook”, diz.

Fonte: http://www.portalinovacao.mct.gov.br/pi/#/pi/noticias/noticia$NDI4OQ==

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