INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO IMPA.

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) abre vagas para a seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibic/CNPq/MCT). Os interessados têm até o dia 30 de junho para se candidatar. As bolsas têm vigência de agosto/2011 a julho/2012, e as inscrições deverão ser feitas por meio eletrônico, no endereço http://ensino.impa.br.

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário online  e anexar histórico escolar (oficial) e uma foto 3×4 digitalizada, ambos atualizados, cópia do CPF, “Curriculum Lattes ( a ser preenchido no site: http://lattes.cnpq.br ) e uma pequena carta escrita pelo candidato, dizendo quais serão os seus planos durante e depois do curso a que se candidata.

As bolsas de Iniciação Científica são concedidas a alunos de excelente desempenho, sendo obrigação do aluno bolsista cursar pelo menos uma disciplina de Iniciação Científica oferecida no programa de cursos do Impa ou participar de um projeto com o orientador.

As disciplinas de Iniciação Científica são destinadas a despertar e avaliar vocações, e completar o treinamento básico do estudante de graduação com vistas ao seu aproveitamento na pós-graduação em Matemática. Ocasionalmente, tais disciplinas podem ser usadas para cobrir lacunas de formação de candidatos ao Mestrado. A aprovação em disciplinas de Iniciação Científica não é contada, no entanto, para crédito de Pós-Graduação.

O aluno para se inscrever deverá preencher os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em curso de graduação em matemática ou em áreas afins; apresentar bom desempenho acadêmico; ter interesse pela pesquisa científica; residir na cidade do Rio de Janeiro e ter disponibilidade para se dedicar à atividades acadêmicas ou de pesquisa, inclusive durante o período de férias escolares.

A seleção constará de análise dos documentos anexados ao pedido. Usualmente, o candidato ao ser aceito no Pibic participa do programa acadêmico básico (isto é, cursando disciplinas oferecidas pelo Impa). Posteriormente o aluno pode optar por participação em projeto de pesquisa (para isto precisando de um professor orientador do Impa) em alguma das sub-áreas: Álgebra; Análise / Equações Diferenciais Parciais; Computação Gráfica; Dinâmica dos Fluidos; Dinâmica Holomorfa e Folheações Complexas; Economia Matemática; Geometria Diferencial; Otimização; Probabilidade; Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica.

Fonte: MCT

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s