FAPES DISCUTE IMPLEMENTAÇÃO DA UNIDADE DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE PADTEC NO ES.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) recebeu esta semana diretores da empresa Padtec S/A, uma das maiores empresas brasileiras de transmissão óptica. Durante a visita foi discutida a proposta da empresa de implementação de uma unidade de pesquisa e desenvolvimento e outra de produção de componentes eletrônicos no Espírito Santo.

Também está em estudo um convênio entre a Fapes e a Padtec, além de um projeto piloto para instalação de cidade digital, em Cachoeiro de Itapemirim, com o apoio da empresa.

A empresa, há cinco anos investe em um grupo de pesquisa no Espírito Santo, o LabTel, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e o reconhece como referência nacional e internacional pelo trabalho realizado.

“O nosso investimento no LabTel resultou numa capacitação muito boa do grupo. A vinda de uma unidade Padtec para o Espírito Santo só será possível devido à alta qualificação dos profissionais locais, que se destacam no Brasil e no exterior pelos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento”, ressaltou o presidente da Padtec, Jorge Salomão Pereira.

Para o diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, este encontro fortalece o crescimento do Estado em diversos setores. “Um convênio com a Padtec captaria recursos para a Fundação, e contribuiria para a produção de conhecimento, inovação e desenvolvimento, o que promoveria um desenvolvimento regional. Já uma unidade de produção de componentes eletrônicos traria inúmeras oportunidades de emprego de alto valor agregado”, disse.

Encontros com pesquisadores e empresários

Para dar uma visão do cenário tecnológico capixaba, a Fapes coordenou um encontro entre grupos de pesquisa e a Padtec. Nesta reunião, os pesquisadores puderam conhecer a empresa, a área de atuação e como poderiam trabalhar em conjunto. Nesse encontro, a empresa teve conhecimento dos parceiros para atuação em sua unidade de pesquisa e desenvolvimento.

Empresários do setor de tecnologia capixaba também se encontraram com os diretores da Padtec e conversaram sobre possíveis parcerias. “Para instalar uma unidade fabril aqui será necessário usar da tecnologia e do conhecimento disponível no Estado. Esse encontro foi muito bom para ver que também há muitos atuando aqui na mesma área que nós, e que não nos faltaria mão de obra qualificada” destacou o diretor Industrial da Padtec, José Tadeu de Jesus.

Cidade digital

A Fapes coordena o programa estadual de Internet banda larga, o ES Digital. Anilton Salles Garcia conversou com o presidente da Padtec sobre uma parceria para um projeto piloto de cidade digital em Cachoeiro de Itapemirim, na qual a Fapes, juntamente com a Dataci, se responsabilizariam pela implantação enquanto a Padtec forneceria o sistema.

“Cachoeiro foi escolhida por ser cidade-polo do Sul do Estado, e por já estar estruturada para receber e por em prática a tecnologia da cidade digital. Desse modo também impulsionamos o setor tecnológico do Sul do Espírito Santo”, explica o presidente da Fapes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s