COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E CHINA RESULTARÁ EM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM ENERGIAS RENOVÁVEIS.

Uma parceria entre a Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia, criou o Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia. A iniciativa tem por objetivo formular estratégias e ações para subsidiar decisões dos dois governos nas áreas de energia e de meio ambiente.

Na última quarta (27), durante seminário promovido pelo centro, na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro (RJ), o diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe-UFRJ, Segen Estefen, afirmou que a cooperação firmada entre o Brasil e a China, por meio do Centro China-Brasil, poderá resultar em benefícios para o Brasil especialmente na área de energias renováveis.

Segen Estefen declarou que o Brasil e a China têm características comuns em termos de discussões sobre as emissões de gases poluentes. A China vem exercendo preponderância nos últimos anos em relação às tecnologias renováveis, em função do baixo custo de produção, uma grande oportunidade de transferência de tecnologia para o Brasil, principalmente em torres dos aerogeradores, na parte de energia eólica, e também nos painéis solares, com destaque para o fotovoltaico.

“A ideia é trabalhar com os chineses naquilo em que eles estão desenvolvidos, mas sempre voltado para a aplicação no Brasil. O país deve aproveitar a dinâmica de crescimento econômico da China sem confrontar com a capacidade deles de produção”.

O país asiático ainda poderá se beneficiar da tecnologia da Coppe, que desenvolve um trabalho de geração de energia a partir de ondas e marés. Estefen disse que os chineses também reconhecem a supremacia brasileira na tecnologia para produção de petróleo em águas profundas.

Fonte: Gestão C&T

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s