FAPES APOIA PESQUISA QUE ESTUDA O USO DE RESÍDUOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS COMO NUTRIENTES NA AGRICULTURA.

Pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), pretende utilizar os resíduos gerados pela indústria de rochas ornamentais, hoje um problema ambiental, como fonte de nutrientes para a agricultura. A pesquisa é coordenada pelo professor Felipe Vaz Andrade, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

O interesse, segundo Felipe, é desenvolver ações que resultem em um menor impacto ambiental aos ecossistemas e uma maior sustentabilidade dos agrossistemas. “Estudos que contribuam para viabilizar o aproveitamento de resíduos que acarretam preocupação ambiental são de grande importância, sendo escassos os trabalhos na literatura sobre a utilização de resíduos de rochas ornamentais.”

A equipe busca alternativas tecnológicas viáveis para a disposição de resíduos industriais, e as atividades agrícolas podem apresentar reais possibilidades de reciclagem e integração desses subprodutos produzidos pelo setor industrial, desde que os mesmos apresentem características que corrijam a acidez do solo ou contribuam para adubação dos solos e, não possuam potencial contaminante para o solo ou recursos hídricos. A adição de resíduos de rochas pode melhorar as condições de fertilidade dos solos, sem afetar o equilíbrio do meio ambiente.

Os recursos disponibilizados pela Fapes foram empregados em visitas técnicas nas empresas, compra de equipamentos para análises, na aquisição de materiais para utilização nos laboratórios e permitiram o crescimento do grupo de pesquisa.

“O apoio da Fapes permitiu que a equipe de pesquisa na área de solos da UFES pudesse interagir com as empresas do setor de rochas ornamentais. O apoio e incentivo à pesquisa foi tão importante que foi criada a linha de pesquisa “Resíduo industriais na agricultura” dentro do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal da UFES”, relata Felipe.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapes.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s