MCT AGORA É MCTI

O Ministério de Ciência e Tecnologia mudou de nome. A partir de agora, a pasta comandada pelo ministro Aloizio Mercadante vai se chamar Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A mudança foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 3 de agosto.

Segundo Mercadante, a sugestão do nome do ministério foi da própria presidenta Dilma Rousseff. A mudança faz parte da Medida Provisória 541, que também incentiva exportações e reestrutura o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro/MDIC).

A incorporação da palavra inovação não chega a surpreender, já que este conceito tem permeado as ações ligadas à área de ciência e tecnologia, especialmente a partir da edição da lei da Inovação (nº 10.973/2004), que trata de medidas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas no ambiente acadêmico e aplicadas às empresas; e da Lei do Bem (nº 11.196/2005) que prevê a concessão de incentivos fiscais às empresas que inovam.

Além disso, a decisão se espelha em outros países, como a Argentina, cujo ministério se chama Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva. Veja aqui a assinatura conjunta para ser usada nos documentos.

 

Fonte: FINEP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s