BISCOITOS DE SÃO TIAGO PODEM GANHAR INDICAÇÃO GEOGRÁFICA.

O INPI recebeu, nesta terça-feira, dia 23 de agosto de 2011, o pedido de Indicação Geográfica (IG) para os tradicionais biscoitos de São Tiago, cidade de 10.500 habitantes localizada à região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Os produtores optaram pela modalidade Indicação de Procedência, que atesta a tradição de um produto em determinada região.

O pedido foi depositado pela Associação São-Tiaguense dos Produtores de Biscoito, que possui 23 associados. O negócio gera cerca de 700 empregos diretos e a produção semanal é de aproximadamente 150 toneladas. Com a fama do produto, a cidade é sede da Festa do Café-com-Biscoito, que anualmente resgata a tradição local e atrai turistas.

Com a solicitação, os produtores querem agregar valor ao produto e combater as falsificações. Vale acrescentar que, para preparar o pedido, a cidade contou com o auxílio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que é parceira do INPI, e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s