WORKSHOPS DEBATERÃO FERRAMENTAS E MARCO REGULATÓRIO PARA A BIOTECNOLOGIA NO PAÍS.

A área de projetos de biotecnologia da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em conjunto com diversos parceiros atuantes no tema, irá realizar nos dias 21 e 26 de outubro e 4 de novembro três edições do Workshop Negócios em Biotecnologia, nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. As inscrições são gratuitas, porém restritas a 80 registros por evento, e podem ser feitas no hotsitehttp://biotecnologia.abdi.com.br/default.aspx. Os workshops são resultado de demandas dos setores produtivo, acadêmico e da necessidade dos diferentes órgãos públicos, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), de disseminar seus mecanismos de atendimento aos diversos atores da cadeia produtiva de Biotecnologia.

O objetivo dos encontros é apresentar e debater temas como as ferramentas dos sistemas governamentais voltados para a área de biotecnologia; um roteiro básico de como desenvolver produtos biotecnológicos; a importância e o impacto do associativismo para as empresas; os processos de patentes de produtos biotecnológicos no INPI; e de registro de produtos na Anvisa, MAPA e MMA, entre outros.

“O Plano Brasil Maior trouxe medidas que intensificam estímulos ao investimento e inovação, comércio exterior, defesa da indústria e mercado interno, entre outras. A biotecnologia está inserida em diversas dessas ações que terão impacto nas cadeias produtivas de base tecnológica como na área de saúde (com vacinas, anticorpos monoclonais, hemoderivados, tratamentos por terapia gênica), agropecuária, indústria de alimentos e biocombustíveis (etanol e biodiesel). Esses workshops foram elaborados para contribuir com o alcance das metas dessas ações ao esclarecer mecanismos existentes e envolvidos no aumento de competitividade de empresas de base biotecnológica ou dependentes dessa tecnologia”, explica Maria Luisa Campos Machado Leal, diretora da ABDI.

Portal Inovação

Outra novidade na área de biotecnologia que irá contribuir para agregar o público interessado ao reunir informações e suscitar o debate é o recorte de biotecnologia do Portal Inovação, denominado Portal Inovação Biotecnologia, que já está em fase de testes http://www.portalinovacao.mct.gov.br/biotec/#/home. A página será utilizada para maximizar os resultados dos workshops por meio das ferramentas de grupos de discussão, fóruns e comunidades virtuais. Esses serão moderados pelos palestrantes e representantes da ABDI, Anvisa, BRBiotec, INPI, MAPA, MMA, Sebrae, e Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SI-MDIC).

Inicialmente, em um formato piloto, essas comunidades ficarão disponíveis para responder dúvidas relacionadas aos temas propostos nos workshops e poderão ser utilizadas por todos os interessados, antes e após o evento, entre 23 de setembro e 4 de novembro de 2011. Para acessar, é preciso fazer o cadastro no Portal Inovação – que é simples e rápido.

Fonte: ABDI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s