DESIGNERS CRIAM NOTEBOOK RECARREGADO POR ÁGUA.

O Japão é o berço das inovações tecnológicas, principalmente as que se fundem à sustentabilidade. Um exemplo atual é ‘Plantbook’, um notebook conceitual que funcionaria à base de água e energia solar, criado pelos designers Seunggi Baek e Hyerim Kim.

Além de usar as fontes renováveis – o que já seria excelente – o computador portátil também poluiria menos o ambiente, pois liberaria oxigênio em vez de gases tóxicos.

A inspiração veio da natureza. Para criar o sistema que alimenta o computador os designers japoneses se inspiraram no bambu e na forma como a planta suga a água para sobreviver.

O líquido absorvido é usado em um processo de eletrólise, que libera moléculas de hidrogênio, usadas na produção da eletricidade armazenada pela bateria. Para tanto, uma placa termo solar é instalada no aparelho, que quando imerso em água, automaticamente carregaria sua bateria.

A indicação da quantidade de carga é feita por uma tira em formato de folha, feita de silicone com um filete de LED, que vai ficando verde à medida que a carga fica completa. O design também é inspirado na planta; a tela e o teclado são enrolados em volta da bateria, transformando o aparelho numa espécie de ‘bastão’.

Ideias como essa confirmam que é possível desenvolver tecnologias ligadas à sustentabilidade. Afinal, inovar não é apenas propor alternativas, mas, sim, soluções diferenciadas que contribuam para o coletivo.

 

Fonte: 3M.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s