MINISTRO REITERA PAPEL DOS INSTITUTOS NA INOVAÇÃO, EM CONGRESSO DA ABIPTI

As entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) devem criar “estradas” para o diálogo entre os setores acadêmico e industrial. A avaliação é do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, que abriu o 7º Congresso da Abipti nesta terça-feira (14). Para Raupp, essas instituições são fundamentais para atender ao mote do evento – “Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo” – e consolidar o desenvolvimento sustentável dos pontos de vista econômico, social e ambiental.

“As entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação são fundamentais nesse momento de esforço inovador que o País vive”, afirmou a presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Isa Assef dos Santos, primeira a falar na noite. Segundo ela, o discurso do ministro ao assumir o MCTI instigou a reflexão da entidade, ao identificar os institutos como os entes mais apropriados para fazer a intermediação do conhecimento científico com o sistema produtivo e ressaltar que eles exigirão um novo tipo de organização. “Temos um momento novo, em que o conhecimento recebe destacada importância”, disse, avaliando que a oportunidade pede trabalho colaborativo, com base nas competências complementares.

Isa disse que, embora uma pesquisa tenha mostrado uma percepção no empresariado brasileiro de melhora quanto ao ambiente para inovação, restam obstáculos jurídicos, de pessoal e de modelo de gestão. Ela exemplificou com a situação das entidades privadas sem fins lucrativos que visam à inovação: “Não são consideradas ICTs [instituições científicas e tecnológicas] e, por não ter lucro, não podem usufruir subvenção econômica pela Lei de Inovação”.

A dirigente destacou, ainda, a existência de “um longo caminho entre inventar e inovar”. “Nossas universidades já realizam um grande feito, não podemos imputar a elas a responsabilidade exclusiva de conquistar maiores níveis de inovação”, defendeu. Ela apontou a necessidade de um plano claro do governo para apoiar as entidades citadas e disse que um documento nesse sentido será formatado no congresso.

Cenário – O secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Fujimoto, avaliou que o Brasil tem uma situação macroeconômica bastante confortável e oportunidades representadas pelas obras de infraestrutura previstas para os próximos anos e pelo investimento estrangeiro, e precisa traduzir essa janela em riqueza.

Para o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, a crise econômica mundial pode achatar os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), apesar de ser quase consenso a necessidade de ampliá-los em situações como esta. Ele defendeu que tal preocupação suplante o debate restrito à taxa de juros na busca do crescimento sustentável – “ou não daremos passos, e sim soluços”.

O aprimoramento da Plataforma Lattes para além do recorte acadêmico foi destacado pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva. “Ela passa a ter uma aba para inovação e uma para registro de patentes, também – e principalmente – voltadas aos pesquisadores nos institutos e nas empresas”, observou. “Trata-se de desenvolver as possibilidades dos setores que criam, que inventam, que inovam e que produzem.”

Também participaram da abertura o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias; o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, vice-presidente da Abipti pela região Centro-Oeste; o presidente do Inmetro, João Jornada; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antonio Carlos da Silva; a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Maria Olívia de Albuquerque Araújo; e o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação da Marinha, almirante Wilson Barbosa Guerra.

Fonte: Jornal da Ciência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s