INPI E FINEP ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO

Os presidentes do INPI, Jorge Avila, e do Finep, Glauco Arbix, assinaram o acordo.

Representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) assinaram um acordo de cooperação com vistas a melhorar o uso das informações tecnológicas acumuladas no Brasil reduzindo, entre outras coisas, gastos com duplicação de pesquisas e de invenções.

As primeiras medidas do acordo foram anunciadas no último dia 31, quando o documento foi assinado. Uma delas será um Grupo de Trabalho, criado pela Finep, com o objetivo de definir uma política de propriedade intelectual para a instituição.

A cooperação, que terá prazo de duração de cinco anos, terá outras atividades: realizar capacitações em propriedade intelectual para funcionários da Finep, empresários e pesquisadores; fortalecer a participação do INPI no Prêmio Finep, por meio da categoria Inventor Inovador; e desenvolver estudos sobre áreas estratégicas no Observatório Tecnológico do INPI.

O presidente do INPI, Jorge Avila, ressaltou que o uso da informação tecnológica nos estudos citados poderá dar uma contribuição importante ao trabalho da Finep. Com eles, ficará mais fácil saber, por exemplo, se um projeto é realmente inovador, quais são os pontos fortes e fracos da economia brasileira em determinado setor e assim orientar as ações de financiamento evitando “reinventar a roda”.

A pesquisadora Rafaela Guerrante citou um estudo alemão mostrando que 30% dos custos em P&D poderiam ser economizados caso fosse usada a informação tecnológica já disponível. No Reino Unido, o Escritório Britânico de Propriedade Intelectual (UKIPO) estima que 20 bilhões de libras são desperdiçadas por ano na Comunidade Europeia por conta de invenções duplicadas.

Com informações do INPI
Foto: Bruna Gonçalves/INPI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s