MÁRMORE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM GANHA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

O município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, recebeu o certificado de Identificação Geográfica (IG) pelo mármore que produz. A indicação é importante porque identifica a origem e qualidade do produto garantindo a autenticidade da mercadoria e o direito reservado aos produtores da região.

A IG também gera reconhecimento internacional, proteção da imagem dos produtos e, ainda, valorização da área produtora. A certificação foi concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por autorizar, em território nacional, esse tipo de titulação.

O reconhecimento da produção de mármore de Cachoeiro se justifica pela cidade ser um local conhecido nacionalmente e internacionalmente como centro de extração e beneficiamento da pedra. Seu parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais, o maior do Espírito Santo, é pioneiro deste mercado em todo o país. Com a introdução de novas técnicas de extração e beneficiamento, o mármore produzido em Cachoeiro atingiu um grau de qualidade e beleza comparável aos melhores mármores encontrados no mercado internacional.

No Espírito Santo, as paneleiras de Goiabeiras, localizadas em Vitória, e o cacau plantado em Linhares, no norte do Estado, já têm o selo de IG. O INPI analisa ainda pedidos para o socol – embutido de carne suína – de Venda Nova do Imigrante, na região serrana; a carne de sol do extremo norte capixaba e o inhame de São Bento de Urânia, no município de Alfredo Chaves, no sul.

Internacionalmente, outros produtos já tiveram sua origem e produção certificados por indicações geográficas. É o caso do vinho espumante produzido em Champagne, na França, do presunto de Parma, na Espanha, e o Vinho do Porto, de Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s