UFES DISCUTE BIOSSEGURANÇA NA ERRADICAÇÃO DA POBREZA

A tecnologia das vacinas transgênicas é um dos temas em destaque no Encontro

É possível aumentar a produtividade do agronegócio brasileiro e erradicar a pobreza? Quais os benefícios e os riscos dos alimentos transgênicos? Esses e outros temas serão discutidos durante o 5º Encontro Capixaba de Biossegurança, que acontece de 25 a 26 de outubro, na Ufes. O evento acontece juntamente com a 2ª edição do evento na Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) e terá transmissão por videoconferência para 24 instituições de ensino superior de toda a região Nordeste.

Com o tema central “Biotecnologia & Sustentabilidade”, o Fórum trará a Vitória representantes do governo federal, de universidades e empresas multinacionais e nacionais do setor agrícola. A palestra de abertura será feita pelo presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Flavio Finardi Filho. Ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a CTNBio tem a missão de assessorar o governo federal na implementação da Política Nacional de Biossegurança, relativa a organismos geneticamente modificados, também conhecidos como transgênicos.

A experiência empresarial também terá destaque com representantes de multinacionais dos segmentos de agricultura e biotecnologia, como a Monsanto – líder mundial na produção de sementes geneticamente – e a Syngenta Seeds – empresa suíça presente em 90 países. O diretor de regulamentação da Monsanto do Brasil, Geraldo Berger, e a presidente da Comissão Interna de Biossegurança da Syngenta, Christhiane Bothona, discutirão o tema “Empregabilidade em Biotecnologia e Biossegurança”.

Membro da comissão organizadora, a professora Patrícia Fernandes ressalta que o 5º Encontro Capixaba de Biossegurança será um fórum privilegiado para discussões, debates e encaminhamentos. “Propomos uma reflexão sobre as responsabilidades socioambientais e as ações no uso da biodiversidade visando à erradicação da pobreza no Brasil”, diz.

O Encontro assume ainda a missão de auxiliar na formação de recursos humanos capazes de responder aos desafios do uso das tecnologias, buscando o desenvolvimento sustentável dentro de uma concepção técnica-científica, econômica, social e ambiental.

Responsável por gerir a política de inovação da Ufes, por proteger os bens intelectuais da comunidade acadêmica e ainda por fortalecer parcerias da universidade com instituições e empresas, o Instituto de Inovação Tecnológica (Init) da Ufes está apoiando o evento.

Orientações sobre como se inscrever e a programação completa estão disponíveis no site do evento. Para obter mais informações e tirar dúvidas, escreva para biosseguranca@gmail.com.

5º Encontro Capixaba e 2º RENORBIO de Biossegurança
Data: 25 a 26 de outubro
Local: Núcleo de Biotecnologia da Ufes
Endereço: Av. Marechal Campos, 1468 Maruípe, Vitória.


Saiba mais:

Biossegurança
É um sistema de mecanismos legais, científicos, técnicos e administrativos estabelecido para garantir o controle e a minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias. O fundamento básico da Biossegurança é assegurar o avanço dos processos tecnológicos e proteger a saúde humana, animal e o meio ambiente.

No Brasil, a legislação de Biossegurança engloba apenas a tecnologia de Engenharia Genética, estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados, para permitir o desenvolvimento sustentado da Biotecnologia moderna.

Biotecnologia
De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica “Biotecnologia” é toda aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos e organismos vivos ou seus derivados para o desenvolvimento ou modificação de produtos ou processos para usos específicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s