UFES SEDIA WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS E INOVAÇÃO

Nos dias 14 e 15 de novembro, a Ufes sediará o WorkInnova – Workshop Dinamarca-América do Sul sobre Tecnologias Sustentáveis, Pesquisa e Inovação. O evento é uma iniciativa conjunta entre pesquisadores da Dinamarca e da América do Sul líderes em suas áreas de pesquisa e o setor produtivo. O evento será realizado no auditório do LabPetro, no campus de Goiabeiras.

Para participar do evento, o adido de Ciência e Tecnologia do Consulado da Dinamarca em São Paulo, Anders Odegaard Christiansen, estará em Vitória e apresentará uma palestra sobre pesquisa e inovação na Dinamarca. No dia 14, Anders também se reunirá com o reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte e discutirá as oportunidades de intercâmbio científico e tecnológico entre a Dinamarca e o Brasil, que estão sendo abertas por acordos bilaterais assinados recentemente entre os dois países.

Pesquisas

O objetivo do WorkInnova é aproximar pesquisadores e as aplicações da pesquisa na indústria de forma abrangente, incluindo universidades e o setor produtivo, estimulando aplicações em áreas de interesse da sociedade. Serão apresentados e discutidos os resultados de pesquisas em sistemas sem fio e fotônica, além das aplicações mais recentes e inovadoras em comunicação, sensoriamento, automação e áreas relacionadas.

Pesquisas de ponta prometem aumentar a velocidade das redes de computadores usando sistemas por fibra óptica ou sem fio, como a Internet, para velocidades cem ou até mil vezes mais rápidas do que temos hoje. Outras aplicações inéditas que vão ser apresentadas são modelos do que poderíamos chamar de “fisioterapeutas cibernéticos”. Em outras palavras, robôs que auxiliam na recuperação de movimentos de pacientes com problemas físicos, tais como vítimas de AVCs, reforçando ou corrigindo os movimentos realizados pelo paciente.

Outra finalidade do workshop é identificar colaborações e empreendimentos conjuntos entre universidade, indústria e o setor de negócios voltados para soluções sustentáveis na área de tecnologia da informação e distribuição de internet, aplicações de saúde com acesso via web, meio ambiente e bio-sensoriamento além da automação de processos industriais.

As discussões servirão para identificar possibilidades de cooperação em pesquisas científicas e tecnológicas, atividades de inovação e oportunidades de negócios, motivadas por iniciativas de sucesso na área tecnológica observadas na América do Sul e na Dinamarca.

Mais informações: http://www.servicesom.com/sites/workinnova/

Fonte: Portal da Ufes (por Renan Chagas)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s