REDES SOCIAIS A SERVIÇO DA CIÊNCIA

Research_GateO uso de novas ferramentas digitais, como redes sociais, software livres e blogs pode estar modificando a rotina de pesquisadores que encontram nesses recursos uma maneira nova e eficiente para intercambiar informações, difundir dados, organizar pesquisa. A popularização dessas ferramentas entre cientistas foi tema de matéria na revista Pesquisa FAPESP, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Uma das redes sociais que tem ganhado destaque no segmento de compartilhamento de informações científicas é o ResearchGate, que conta atualmente com 2,4 milhões de usuários, segmentados por área de atuação e interesse científico. Apesar de o Brasil contar com a Plataforma Lattes, administrada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que cumpre o papel de reunir os currículos dos pesquisadores do país, a nova rede tem facilitado o encontro de cientistas com interesses semelhantes no exterior.

Com objetivo diferente, o Mendeley – que antes era um software livre criado para auxiliar a organização de referências bibliográficas – após se transformar em uma ferramenta online, tem permitido a pesquisadores recomendarem publicações e descobrirem os artigos mais acessados por seus pares.

Outra ferramenta, o arXiv, se consagrou no compartilhamento de informações entre especialistas de uma mesma área de conhecimento. Por ela, físicos, matemáticos e biólogos submetem a seus pares suas pesquisas. Os blogs de conteúdo científico também estão se proliferando e assumindo a característica de exporem resultados de pesquisas ao crivo da comunidade científica, antes mesmo de suas publicações em periódicos.

Leia a íntegra da reportagem publicada na Revista FAPESP.

Link citados:
ResearchGate
Plataforma Lattes
Mendeley
arXiv

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s