PEDIDOS DE PATENTES NO BRASIL CRESCEM 6% EM 2012

inpiDurante o ano de 2012, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) recebeu 33.780 pedidos de depósitos de patentes, incluindo pedidos nacionais e estrangeiros. O número é 6% maior do que o registrado em 2011, quando foram recebidos pelo órgão 31.765 depósitos. Os dados de 2012, divulgados pelo instituto, ainda são preliminares e podem sofrer alterações.

O número de pedidos vem subindo desde 2010, após queda observada entre 2008 e 2009. Desde 2009, o aumento acumulado nas solicitações de patentes chega a quase 30%. Veja o quadro com os números de depósitos de patentes entre 1998 e 2011.

Alguns fatores são determinantes para este cenário. Um deles é o aumento da produção de inovação no Brasil, seja por centros de pesquisa estrangeiros atraídos ao País ou por empresas, universidades e institutos de pesquisa que atuam em inovação. Neste último caso, o INPI tem trabalhado em diversas ações de conscientização para que estes grupos percebam a importância da propriedade intelectual e passem a usá-la.

Como forma de estimular ainda mais os pedidos de patentes nacionais, especialmente de pequenos e médios empresários, o Instituto lançará este ano o e-Patentes, sistema que tornará as solicitações muito mais simples. Com o novo sistema, será possível pedir a patente e acompanhar o processo via Internet.

Fonte: INPI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s