INIT realiza palestra em reunião de Conselho Departamental de Centros da Ufes

Diretor Antonio Alberto em reunião no Centro de Artes.
Reunião de Conselho Departamental do CA

O Instituto de Inovação Tecnológica (INIT/UFES) começa o ano com participações em reuniões de Conselho Departamental de Centros da Ufes. Na última sexta feira (31/01), o Instituto esteve presente no Centro de Ciências Exatas  (CCE) e  no Centro de Artes (CA). 

Esta ação visa orientar a comunidade acadêmica em questões relacionadas à  propriedade intelectual (PI) e inovação tecnológica.

Reunião no Centro de Ciências Exatas
Reunião de Conselho Departamental do CCE

Nas reuniões, o diretor Antonio Alberto Fernandes abordou os procedimentos realizados pelo Init para a proteção do patrimônio intelectual da Universidade, ressaltando a importância do Init estar presente no início da pesquisa (orientações sobre termos de sigilo, contratos, etc…), assim como as possibilidades de parcerias e convênios com outras Universidades, empresas públicas e privadas e  instituições.

O Instituto está a disposição para esclarecimentos de dúvidas  e possui uma equipe em contínua capacitação na àrea de PI. Palestras como estas podem ser  proferidas em cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado da Ufes e podem ser solicitadas  pelos coordenadores e professores pelo email: init.ufes@gmail.com ou pelo telefone: 4009-7885.

Sobre o Init

O Instituto de Inovação Tecnológica (Init) é um órgão suplementar ligado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PRPPG), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e é responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na universidade. Uma de suas atribuições é regular a proteção dos bens intelectuais da comunidade acadêmica, além de regular a participação dos autores da criação nos ganhos financeiros decorrentes da exploração econômica da propriedade intelectual associada.

A proteção envolve o depósito de patente de invenções, de novos processos, o registro de programas de computador, de novas marcas e desenhos industriais. O Instituto é ainda promotor da cultura da inovação, integrando sociedade, empresas e universidade. Para isso, estabelece mecanismos de cooperação, como convênios, licenciamento e transferência de tecnologia com outras Universidades, centros de pesquisa e instituições públicas e privadas.

Núcleos de inovação tecnológica como o Init existem em universidades federais de todo o país e foram criados em cumprimento à Lei de Inovação (Lei nº. 10.973/2004) para gerir a política de inovação dessas instituições. Na Ufes, o Instituto foi criado pela resolução Nº. 25 de 2008.

Além do Init, compõem o Núcleo de Inovação Tecnológica  do Espírito Santo (Nites) o IFES e o INCAPER.

Contato: init.ufes@gmail.com / 4009-7885

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s