Governo implantará primeiro Centro de Pesquisas, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo

Um espaço composto com laboratórios equipados com tecnologia de ponta, onde pesquisadores poderão desenvolver pesquisas e projetos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. Este é o objetivo do Centro de Pesquisas, Inovação e Desenvolvimento (CPID) que será instalado no morro da Companhia Vale do Rio Doce, no município de Cariacica. Na quarta-feira (26), o governador do Estado, Renato Casagrande, assinou a Ordem de Serviço para construção do prédio.

O Centro é fruto de uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema); o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Um investimento total de mais de R$ 22 milhões.

A implantação do CPID vai propiciar a criação e melhorias de produtos e processos para aumentar a competitividade do setor produtivo.

Além de proporcionar uma relação entre os pesquisadores do Estado com os de todo país e até do exterior. As terão foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Na ocasião, o secretário da Sectti, Jadir Péla, fez uma breve apresentação de como funcionará o centro e os benefícios para o Estado. “O CPID é o primeiro centro de pesquisa do Estado e irá proporcionar um diálogo entre diversos setores como academia e empresariado. É uma conquista que deve ser comemorada, pois há muito tempo lutamos para implantação desse Centro, acrescentou agradecendo todos os envolvidos”.

O governador Renato Casagrande reforçou que o Governo vai trabalhar para tornar o Centro uma referência do Espírito Santo no setor. “Os objetivos do CPID estão totalmente alinhados ao Plano 2030 e ao Programa de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo. É uma grande vitória para o Estado”.

O Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) será responsável pelo gerenciamento da obra de construção do Centro. Segundo o diretor geral do Iopes, Luiz Cesar Maretto, a estrutura contará com espaços modernos e adequados ao desenvolvimento projetos de pesquisa e inovação. “Além das estruturas administrativas, cada um dos sete laboratórios possui espaços específicos de apoio as atividades que serão desenvolvidas”, explicou.

Segundo o diretor presidente da Fapes, “o Governo do ES realiza hoje um sonho de toda a comunidade científica capixaba. Certamente representa um marco na história do Espírito Santo. A efetivação do Centro vai contribuir para subsidiar a formulação de políticas públicas a níveis municipais, estaduais e federais suportadas por um forte embasamento científico”.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, destaca a importância dessa obra para o desenvolvimento de Cariacica e todo o Estado. “Eu não acredito no desenvolvimento sem o conhecimento científico. Hoje posso dizer que me sinto privilegiado por ter tido a oportunidade de ajudar esse tão grandioso e importante projeto”.

Estrutura

O CPID contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico:

• Laboratório de caracterização física, química e microbiológica – LACAR

• Núcleo de informações sobre água e desenvolvimento regional – NIADES

• Implantação de pesquisa e implementação de técnicas avançadas de diagnóstico e controle aplicados a processos industriais do espírito santo – INDCONTROL

• Laboratório de ensaios não-destrutivos – LABENDEN

• Laboratório de sistemas eletrônicos embarcados – ELEM

• Implantação do núcleo de planejamento e análise do desempenho para redes multimídia: aplicação no contexto de cidades digitais – CIDIG

• Núcleo de análise ambiental – NAA

 

FONTE: FAPES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s