Apple patenteia tecnologia que impede pessoas de filmarem shows

Sinais infravermelhos poderiam desativar as câmeras de smartphones em eventos.

Fã usa ‘tablet’ para gravar sambistas no Circo Voador – (Foto: Fabio Seixo / Agência O Globo).

LONDRES — Ter de assistir a um show através da tela do telefone de outra pessoa pode em breve se tornar uma coisa do passado. Isso porque a Apple está trabalhando em uma tecnologia que desabilitaria a funcionalidade da câmera de smartphones para fotos e vídeos em eventos.

A empresa recebeu, nesta quarta-feira, uma aprovação do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos para uma patente que solicitou em 2009, referente às câmeras de seus celulares e a interação dos aparelhos com sinais infravermelhos.

Segundo explicou a “Pitchfork“, ” em alguns casos, o aparelho poderia usar os dados de infravermelho para mostrar ao usuário informações relacionadas a um objeto próximo, como uma obra exposta em um museu. Em outros, usaria a tecnologia para desabilitar funções de gravação do aparelho. Em um exemplo, a patente inclui uma ilustração de uma banda tocando no palco enquanto a tela da câmera mostra o texto ‘GRAVAÇÃO DESABILITADA’ (veja abaixo).

Infográfico de como funcionaria a tecnologia – Reprodução/Apple

Enquanto a tecnologia pode ser usada para evitar a violação de direitos autorais, também poderia aparecer como uma vantagem adicional para melhorar a experiência de ir a um show (para aqueles que estão lá só pela música, claro).

É o próximo passo lógico para os editores de música, que, recentemente, conquistaram a possibilidade de escanear automaticamente — e deletar — vídeos do YouTube e do Facebook no combate a crimes contra os direitos autorais.

Vale lembrar que a Apple registra centenas de patentes por ano, e muitas delas sequer são utilizadas na prática. O “Independent” tentou contato com a empresa sobre este caso específico, mas não obteve resposta.

FONTE: O GLOBO


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/musica/apple-patenteia-tecnologia-que-impede-pessoas-de-filmarem-shows-19614165#ixzz4DeItlmCH
© 1996 – 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s