Recursos para inovação tecnológica na atividade mineral – Inova Mineral e Funtec

Ao INIT,

Através dos Editais  FUNTEC e INOVA MINERAL , os centros de pesquisa juntamente com empresas interessadas poderão apresentar projetos de inovação tecnológica para desenvolver soluções para diversos setores produtivos,  a saber:

1 . FUNTEC:

Apoia com recursos não reembolsáveis projetos de inovação tecnológica de ICTs em parceria com empresas interessadas, para os seguintes setores:

Minerais estratégicos e de futuro. (Cobalto, Grafita, Molibdênio, Nióbio, Lítio, Metais do Grupo da Platina,  Silício (Grau Solar), Tálio, Tântalo, Terras Raras, Titânio e Vanádio).

Energia Fotovoltaica:
Terceira Geração de Painéis Fotovoltaicos: Semicondutores (Eletrônica orgânica/híbrida e grafeno*);
Purificação do Silício Grau Solar;
Baterias e células-combustível;

Semicondutores – componentes, materiais e processos baseados em eletrônica orgânica/hibrida, microfluida, grafeno e fotônica, para: Cidades inteligentes, equipamentos médicos, energia fotovoltaica, veículos automotores e Agropecuária,

– Energia Fotovoltaica: Eletrônica orgânica/híbrida e grafeno;
* A Bahia possui uma das maiores reservas de grafite e está se instalando uma industria do grafite e derivados no sul do estado.

Tecnologias para Petróleo e Gás.
Pré-tratamento de Biomassa – Novos sistemas de recolhimento, preparação e pré-tratamento de biomassa para produção de etanol 2G.
PADIQ –  Plano de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Química.

2. INOVA MINERAL:

A Finep em parceria Bndes lançaram o Inova Mineral, plano destinado ao desenvolvimento  de tecnologias brasileiras nas cadeias produtivas da indústria de mineração e de transformação mineral. O programa possui orçamento de R$ 1,18 bilhão.

O Inova Mineral abrange cinco linhas temáticas, que são:

  • Minerais “portadores de futuro” — como Cobalto, Grafita, Lítio, Metais do Grupo da Platina, Molibdênio, Nióbio, Silício (Grau Solar, Tálio, Tântalo, Terras Raras, Titânio e Vanádio —, utilizados como insumos básicos de armazenamento de energia para setores como de geração eólica e em carros elétricos;
  • Minerais com elevado déficit da balança comercial, como fosfato e potássio;
  • Tecnologias de mineração;
  • Tecnologias e processos para redução e mitigação de riscos e impactos ambientais na mineração;
  • Desenvolvimento e produção pioneira de máquinas, equipamentos, softwares e sistemas para a mineração e transformação mineral.

Objetivos: 

O Inova Mineral é uma iniciativa conjunta do Bndes e da Finep de fomento e seleção de planos de investimento de empresas mineradoras que contemplem o desenvolvimento tecnológico, produção e comercialização de produtos, processos e/ou serviços inovadores e mais sustentáveis, visando ao desenvolvimento de empresas e tecnologias brasileiras nas cadeias produtivas da indústria de mineração e transformação mineral.

Objetivos específicos:

  • Estimular o avanço na cadeia produtiva de Minerais Estratégicos “Portadores de Futuro”, incluindo a fabricação dos metais, materiais de alto desempenho e suas aplicações.
  • Aumentar a disponibilidade, desenvolver fontes alternativas e novas rotas de processo para os Minerais Estratégicos de Elevado Déficit Comercial, com foco em Fosfato e Potássio.
  • Fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas técnicos que resultem em grandes impactos positivos na indústria mineral.
  • Fomentar o desenvolvimento de soluções capazes de reduzir ou mitigar riscos e impactos ambientais das atividades de mineração.
  • Aumentar o patamar tecnológico da cadeia nacional de fornecedores, priorizando o desenvolvimento de engenharia nacional e absorção novas tecnologias.

Somos especialistas em projetos de inovação tecnológica e assessoramos as empresas e institutos de pesquisa na concepção, elaboração e submissão de projetos e planos de negócios de inovação para editais e programas da Finep, Fundação amparo a pesquisa, Senai, Bndes e outros, com enquadramento e acompanhamento até a aprovação final.

Desenvolvemos ainda estudos de viabilidade para inovações tecnológica e planos de negócio para inovações.

Poderemos, numa parceria com o INIT, oferecer estas soluções através de projetos de captação de recursos para inovação para as empresas e ICTs.


FONTE: HIBRIDA TECNOLOGIA – Diretor: Antonio Carlos Rocha.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s