Sistema Eletrônico de Informações é lançado e entra em operação no dia 1º

Adotado por 87 instituições da administração pública, SEI será usado para gestão de pessoas, compras e envio de ofícios, memorandos e pareceres, além dos programas de fomento a projetos de pesquisa e desenvolvimento.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) realizou nesta segunda-feira (25) o lançamento oficial do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para servidores e funcionários. O novo sistema entra em funcionamento na próxima segunda-feira (1º), quando todos os processos e documentos do ministério passam a tramitar de forma digital.

Durante a cerimônia, o secretário-executivo substituto do MCTIC, Alfonso Orlandi Neto, revelou que uma equipe já está preparada para dar suporte aos servidores nas primeiras semanas de uso do sistema. “A ideia é que todos se sintam confortáveis e tranquilos com a implantação do SEI. O sucesso é absolutamente garantido, principalmente em relação aos resultados obtidos”, reforçou.

O SEI já foi adotado por 87 instituições da administração pública federal nos últimos dois anos. A plataforma virtual faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa do governo federal que reúne órgãos e entidades de diversas esferas. A utilização do sistema garante uma série de benefícios, como economia de recursos públicos, preservação ambiental, mais agilidade na tramitação dos processos e transparência, conforme previsto na Lei de Acesso à Informação.

Agilidade

O Ministério das Comunicações, antes da fusão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi o primeiro órgão da administração pública a adotar o SEI. O coordenador de Organização Institucional do ministério, Pedro Moreira, contou sobre a experiência e destacou que o sistema é fácil de usar e traz grandes vantagens tanto para os servidores quanto para o público.

Segundo ele, o SEI garante uma significativa redução de tempo na tramitação de todos os tipos de processos. Como exemplo, citou os pedidos de licença de servidores para cursos no Brasil que levavam, em média, dois anos para serem concluídos. Hoje, esse prazo caiu para apenas 22 dias. Ele também destacou a economia obtida com a digitalização dos documentos. Em um ano, a economia no ministério foi de 1 milhão de folhas de papel.

Os servidores do MCTIC também conheceram a experiência do Ministério das Cidades, último órgão do governo federal a implantar o sistema eletrônico, em abril deste ano. A arquivista Lucélia de Lima Alves disse que, nesses primeiros quatro meses, os resultados são excelentes e os servidores estão muito satisfeitos. Ela destacou a facilidade com o arquivamento digital de processos, que resolveu uma grande dificuldade do ministério em obter espaço para guardar todos os documentos recebidos.

O MCTIC começou a implantação do SEI em maio de 2015. Desde então, servidores e funcionários terceirizados da pasta receberam capacitação para usar o sistema. O ministério também padronizou os documentos mais usados na rotina de trabalho, como ofícios, memorandos e requisições. O sistema vai ser usado para gestão de pessoas e compras e envio de ofícios, memorandos e pareceres, além dos programas de fomento a projetos de pesquisa e desenvolvimento, incentivo a empresas nacionais, apoio à inovação tecnológica e ações de popularização da ciência.

Com o início da operação, na próxima semana, os processos que tramitam dentro do ministério serão incluídos no SEI. Já as demandas que chegam do público externo ainda podem ser recebidas no formato impresso, mas serão digitalizadas pelos setores para terem prosseguimento.


FONTE: MCTIC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s