Organizações globais de ciência pedem que se continue a investir na ciência de longo prazo

Em documento apresentado ao comissário da Comunidade Europeia de Pesquisa, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, as seis principais organizações científicas de todo o mundo apontam três princípios para a continuidade e otimização do investimento público em ciência e engenharia.


As seis principais organizações científicas de todo o mundo, Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia (CAST), Associação Europeia para a Promoção da Ciência e da Tecnologia (EuroScience), Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST) e Fundação Coreana para o Avanço da Ciência e da Criatividade (KOFAC), divulgaram um documento no qual apontam três princípios importantes para a continuidade e otimização do investimento público em ciência e engenharia. O documento foi apresentado ao comissário da Comunidade Europeia de Pesquisa, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, na reunião conjunta dessas organizações, realizada durante o Fórum da EuroScience 2016, na última semana de julho, em Manchester, no Reino Unido.

Segundo eles, estes princípios tratam de desafios sociais complexos e do desenvolvimento global econômico de longo prazo. São eles: “Quando a ciência é inequívoca, os tomadores de decisão devem agir de forma responsável para o bem público”; “Os investimentos públicos em P&D devem abranger a pesquisa básica e de fronteira”; e “Os governos devem apoiar a inovação também, mas, antes de tudo, a base científica”.

O documento original em inglês pode ser lido aqui. A versão em português, traduzida pela SBPC, está disponível aqui.


FONTE: Jornal da Ciência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s