Comissão do Senado discute financiamento, inovação e patentes

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT)
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT)

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado discutiu em audiência pública no dia 23 de agosto o uso de fundos públicos para financiar o desenvolvimento tecnológico no País. Além da distribuição dos recursos, foram abordados fatores que impactam na inovação, como a concessão de patentes.

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira, ressaltou que a análise dos pedidos de patentes pelo INPI precisa ser feita em tempo mais curto e que o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) está trabalhando para isso.

– O ministro da Indústria, Marcos Pereira, já deixou claro que a reformulação do INPI é prioridade absoluta. Uma média de 10 anos para registrar uma patente é inaceitável. A ABDI acompanha o pensamento do ministro – declarou.

Segundo o presidente do INPI, Luiz Pimentel, além dos esforços do Ministério, o Instituto vem adotando medidas administrativas para otimizar processos que elevem a produtividade do exame de patentes, marcas e recursos e nulidades. É o caso do aprimorando de sistemas eletrônicos e dos projetos de trabalho remoto, já iniciado, e de desconcentração do exame, que também reforça a presença regional do INPI.


Fonte: Inpi – Instituto Nacional da Propriedade Industrial / Com informações da ABDI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s