Pesquisador do CNPq e mecânico lançam pomada à base de urucum em MG

Desde a década de 2000, o mecânico mineiro Aloísio José dos Reis e o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Paulo César Stringheta trabalham na criação de produtos que em sua fórmula utiliza o extrato de urucum – planta utilizada pela “ciência” popular e conhecida para curar diversos males e até emagrecer.

Os dois dedicaram 17 anos pesquisando e desenvolvendo produtos, a partir dos conhecimentos populares, e aperfeiçoando os processos de produção. A parceria resultou em uma linha de pomadas que utiliza a mesma semente que os indígenas já conheciam há séculos.

Professor Stringheta conta que o estimulo inicial era trazer ao mercado “um produto capaz de ajudar com o mínimo de efeitos colaterais possíveis. Que tivesse um preço acessível e que fosse viável financeiramente”.

Ainda segundo o professor, não foi uma tarefa fácil, pois, “umas das maiores dificuldades encontradas durante o processo é dar continuidade nas pesquisas, ora por motivos logísticos, ora por dificuldades de financiamento. E o investimento privado, muitas vezes, é escasso, pois buscam um resultado imediato”.

Entretanto, com muita dedicação, os dois transformaram a pesquisa em realidade e a resposta popular foi maior que a esperada. Os parceiros, então, decidiram investir tudo que tinham na ideia e hospedaram a empresa na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), vinculada à UFV.

Hoje a “Profitus Newderm” é utilizada no tratamento de doenças como psoríase, dermatite e outros problemas cutâneos. Os produtos podem ser encontrados em farmácias de todo o pais e também via  internet.


Fonte: CNPq / Por: Coordenação de Comunicação do CNPq

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s