MCTIC leva atividades de popularização científica a Brasília

Ministério leva ao Parque da Cidade  atividades lúdicas, experimentos científicos, entre outros - Foto:Wilson Dias/ Agência Brasil
Ministério leva ao Parque da Cidade atividades lúdicas, experimentos científicos, entre outros – Foto: Wilson Dias / Agência Brasil  

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresenta até domingo (4), em Brasília, o trabalho de seus institutos de pesquisa à população brasiliense. A  mostra Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil ficará, das 9h às 17h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

A mostra possui 25 estandes de agências, empresas estatais, organizações sociais e unidades de pesquisa do MCTIC, com atividades lúdicas, experimentos científicos, exibições de vídeos em terceira dimensão (3D), exposições tecnológicas e visitas virtuais.

Na quinta (1º/12) e sexta-feira (2/12), a exposição científica ficará ainda mais interessante com o 4º Circuito de Ciências das escolas da rede pública, que a Secretaria de Educação do Distrito Federal promove. Na etapa final do circuito, serão apresentados 197 trabalhos classificados em fases locais das 14 coordenações regionais de ensino, com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.

Estandes

A Agência Espacial Brasileira (AEB) leva ao Mundo MCTIC o Veículo de Sondagem Booster 30 (VSB-30), foguete de 12 metros e mais de duas toneladas doado ao Planetário de Brasília. A AEB desenvolveu a tecnologia em cooperação com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR). O estande inclui maquetes de satélites, um planetário inflável, trajes de astronauta para fotografias e o boneco Cosminho, mascote do Programa Espacial Brasileiro.

Já o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) oferece ao público experimentos de realidade virtual desenvolvidos com laboratórios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). As simulações compreendem navegação dentro do útero durante a gravidez; visualização de robô da Petrobras em águas profundas; volta aérea pelo Cristo Redentor, escaneado em 3D por drones; e passeios de barco e bicicleta pelas praias cariocas, em dia de sol.

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) reedita uma exposição fotográfica sobre a biodiversidade de polinizadores, uma das atividades da mostra “Ciência amigas das abelhas”, presente na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A exposição Banco de Abrolhos: Maior Complexo Coralíneo do Atlântico Sul, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), remete ao documentário homônimo, lançado durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Porto Seguro (BA).


Fonte: Agência Gestão CT&I / ABIPTI, com informações do MCTIC.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s