RenovaBio pretende aumentar produção de biocombustíveis no País

O programa RenovaBio – Biocombustíveis 2030 foi lançado nesta terça-feira (13) pelo governo federal. Elaborado em parceria entre a iniciativa privada e o Ministério de Minas e Energia (MME), a política publica pretende aumentar a produção brasileira de etanol, em sintonia com os compromissos brasileiros assumidos no Acordo de Paris, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Além de ser um canal de diálogo com o setor privado, o RenovaBio vai buscar atuação baseado em quatro eixos estratégicos: papel dos biocombustíveis na matriz energética; desenvolvimento baseado nas sustentabilidades ambiental, econômica e financeira; regras de comercialização; e novos biocombustíveis.

Nos próximos 60 dias, será elaborada uma proposta que ficará aberta a consultas públicas a partir de março do próximo ano. Ainda em 2017, uma legislação sobre o tema deve ser apresentada para que possa começar a ser executada a partir de 2018.

A expectativa é de que o programa receba US$ 40 bilhões de investimentos no Brasil pela iniciativa privada e esteja presente em 1,6 mil municípios, gerando cerca de 750 mil empregos. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, garantiu que o governo irá incentivar e atuar para que as medidas do programa sejam colocadas em prática.

Inovação

Para os empresários do setor, o cenário da economia brasileira é favorável para a execução do programa. Exemplo disso é a criação de modelo de carro que funciona a base de álcool e água. O veículo, desenvolvido no Brasil, tem um sistema movido por uma célula de combustível de óxido sólido (SOFC, na sigla em inglês), que gera energia elétrica a partir de etanol, água e ar. Ele possui uma autonomia estimada em 600 km.

O Brasil é um dos primeiros países a dispor do sistema, em fase experimental, devido à abundância de biocombustível no País.


Fonte: Agência Gestão CT&I / ABIPTI, com informações do Blog do Planalto e MME

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s