Init

                INIT_ logo

O Instituto de Inovação Tecnológica (Init) é um órgão suplementar ligado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PRPPG), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e é responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na universidade. Uma de suas atribuições é regular a proteção dos bens intelectuais da comunidade acadêmica, além de regular a participação dos autores da criação nos ganhos financeiros decorrentes da exploração econômica da propriedade intelectual associada.

A proteção envolve o depósito de patente de invenções, de novos processos, o registro de programas de computador, de novas marcas e desenhos industriais. O Instituto é ainda promotor da cultura da inovação, integrando sociedade, empresas e universidade. Para isso, estabelece mecanismos de cooperação, como convênios, licenciamento e transferência de tecnologia com outras Universidades, centros de pesquisa e instituições públicas e privadas.

Núcleos de inovação tecnológica como o Init existem em universidades federais de todo o país e foram criados em cumprimento à Lei de Inovação (Lei nº. 10.973/2004) para gerir a política de inovação dessas instituições. Na Ufes, o Instituto foi criado pela resolução Nº. 25 de 2008.

Além do Init, compõem o Núcleo de Inovação Tecnológica  do Espírito Santo (Nites) o IFES e o INCAPER.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s