Patentes

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores, pessoas físicas ou jurídicas detentores de direitos sobre a criação. Em troca da propriedade temporária, o inventor revela o conteúdo técnico da matéria protegida. A validade de uma patente é territorial e temporal.

O Instituto de Inovação Tecnológica (Init) é o órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na Ufes e pelo depósito dos pedidos de patentes de invenções desenvolvidas na universidade. Para iniciar o processo de depósito de patente basta proceder às seguintes orientações:

1 – O responsável pelo invento deve preencher o Memorando de Requerimento de Proteção, documento que solicita ao Init o depósito do pedido de patente.

2 – Preencher o Formulário de Descrição de Invenção. Trata-se de um relato inicial do invento que servirá de base para a elaboração do documento a ser depositado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O formulário é um documento de circulação interna do Init, garantindo a confidencialidade do invento a ser protegido.  Para acessar o manual com orientações para o preenchimento, clique aqui.

3 – O Init sugere que o Memorando de Requerimento de Proteção e Formulário de Descrição de Invenção sejam, depois de preenchidos, enviados para o endereço eletrônico do Instituto ( init.ufes@gmail.com e init@prppg.ufes.br) para uma avaliação inicial e possíveis adequações.

4 – O Memorando de Requerimento de Proteção deve ser registrado no Sistema de Protocolado da Ufes, a partir do Departamento de origem. Entretanto, sugere-se que seja encaminhado ao escritório do Init pessoalmente pelo requerente ou colaborador.  Juntamente com o memorando, o docente inventor deve encaminhar versão impressa do Formulário de Descrição de Invenção ao escritório do Init, no prédio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Os documentos devem estar devidamente preenchidos, assinados e o memorando protocolado.

5 – O Init dará prosseguimento à redação da patente que será posteriormente depositada no INPI, órgão que analisa e concede as patentes no Brasil.

Mais informações: 4009-7885 ou init.ufes@gmail.com/ init@prppg.ufes.br.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s